quinta-feira, 29 de maio de 2014

"Não tem problema ter filhos hoje em dia, tem creche integral"

Quem não ouviu ou disse?
Eu até como forma de consolo para mim mesma.

"Não tem problema ter filhos hoje em dia, tem creche integral"

E é bem legal, né? O pai e a mãe podem trabalhar dia todinho, que a cria estará bem cuidada. Quando saem do trabalho a criança está banhada, trocada, jantada e dormindo.

O pai e mãe podem trabalhar o dia todinho por isso tem creches.
Tem creches para o pai e a mãe trabalhar o dia todinho.

Não, não errei a frase - quero você a leia muitas vezes e vê se faz sentido. Leu? Não faz sentido, né?
Primeiro: Por que TEMOS que trabalhar o dia todo? Para pagar as contas. Que contas? Luz, água, telefone, moradia, prestação do carro, vestuário, alimentação, produtos de higiene e limpeza, calçados, internet, TV paga (se já não vem em um combo de TV+telefone fixo+internet), transporte, lazer, etc. E claro, a creche. Certo, pode estar em creche pública - mas pagamos por ela também não esqueça.

Precisamos de dinheiro para tudo e para isso precisamos trabalhar o dia todo. E para trabalhar o dia todo precisamos das creches. Pois assim, podemos trabalhar o dia todo e nossas crianças ficam seguras, aprendendo coisas interessantes, assim dizem.

Até o momento, a maioria das escolas ainda tem educação integral apenas no ensino infantil - até os 6 anos. Depois disso é oferecido apenas meio período. E agora? Como o pai e a mãe vão trabalhar o dia todo? Como ou com quem a criança ficará no outro meio período? Das duas uma: ou enche a criança de atividades ou a deixa com alguém ou a criança, depois de uma determinada idade, fica sozinha.

O pai e a mãe precisam trabalhar o dia todo significa que o pai e mãe não podem ficar com seus filhos e filhas, não podem se dedicar a família porque tem que ter dinheiro para ter coisas.

O sistema que vivemos é extremamente cruel com as famílias. Tudo funciona muito bem para que a gente se descabele para ter coisas e o sentimento, o carinho, o amor acabam de lado.

Você não tem que se culpar por ter que trabalhar o dia todo para ter coisas - embora a maioria trabalhe o dia todo para ter quase nada. Você tem que enxergar que o mundo ao seu redor não é um mundo justo. Não é um mundo legal. É um mundo que te obriga a ficar ausente da vida dos seus filhos e filhas. É um mundo que está em colapso porque as crianças estão abandonadas. É um mundo que culpa os cuidadores por não cuidar das suas crianças, pois esses estão ocupadas para pagar coisas.

Um exemplo: O trânsito é caótico, pois tem muito carro na rua. O transporte público é ineficiente, não tem horários, não é confortável, a logística não funciona. Fora, que para nossa cultura andar de ônibus é coisa de pobre. A solução do governo é criar mais estradas. E dá-lhe desapropriar, aterrar, degradar o meio ambiente. E a grana que vai para isso? Pensa na grana que economizaríamos se tivessémos um transporte público melhor? Economia de tempo e de dinheiro público.

Aí o pai e a mãe trabalham o dia todinho e a criança fica na creche - quando fica, pois nem sempre há vagas. A solução? Construir mais creches, ampliar espaços, contratar mais profissionais? Governo bom, né? Não! Isso significa mais dinheiro público sendo destinado a dar conta dos pais e mães que tem pagar a conta dos impostos que o governo impõe (sem vírgula para não ter pausa).

Sabe qual seria a solução? Reduzir carga horária de trabalho, aumentar salários, para que o pai e a mãe possam ficar mais tempo com suas crianças, não obrigando -as a irem para creches, o governo ao invés de gastar com toda a manutenção de uma creche e seus funcionários, investira no pai e na mãe. E isso é só um exemplo.

A conta que estamos pagando está muito alta. Nossas crianças estão abandonadas, não tem que cuide delas, pois todos tem que pagar e pagar contas e impostos.

Acorde! Acha realmente justo trabalhar o dia todinho e deixar sua criança o dia todinho sem a sua presença? A culpa não é sua! Vá e lute! Vamos e lutemos!

Acordei meio...