quarta-feira, 30 de abril de 2014

Bebê vai nascer e o que fazer? Como ser um ótimo acompanhante no parto - a dica do Papai Nasceu

Sua esposa, ou namorada, ou noiva, ou amiga, ou companheira, ou mulher - não importa o nome - se descobre grávida. Você tem uma vontade inenarrável de acompanhar esse parto. Quer estar presente em todos os momentos.

Ou

Você descobriu já com a gravidez bem adiantada que será pai e quer acompanhar todos os momentos.

Como já foi relatado aqui no blog, não é sempre que o papai tem um bom acolhimento durante o pré natal. Fica meio de lado. Muitas vezes, nem a gestante é bem orientada sobre o parto, que ela pode ter um acompanhante. E agora? O que irá fazer, como irá se comportar, vai desmaiar?

Você está louco de vontade de ver a carinha do seu bebê, né? Quer ficar juntinho, acompanhando tudo, mas o que fazer para não atrapalhar, não desmaiar, não fazer bafão?

Se puder, meu amigo, leia, leia tudo o que for possível sobre parto. Lembre-se parto é um evento natural e vaginal, cesária é cirurgia - um recurso lindo, que serve para salvar vidas - então leia, leia e leia. Participe de fóruns, grupo de gestantes e casais grávidos, cursos, roda de pais e tudo que puder te ajudar.

Pra quê? É interessante isso, né? Parto uma coisa tão natural e tem que ser estudada. É importante estudar, pois a nossa sociedade se desacostumou com essa "coisa" natural. É importante ler, estudar para saber o que vai acontecer ou o que pode ocorrer com o corpo da futura mãe do seu bebê. É importante ler e estudar para não se assustar, para não se descabelar, para saber como agir, para trazer esse bebê ao mundo também, afinal o papai vai nascer junto!

Uma dica preciosa é: assista a todos os partos lindos e naturais disponíveis no youtube. Além de emocionante, você vai se acostumando a essa esfera do parto. E também assista a cesáreas. Duas indicações de filmes documentários são: violência obstétrica - a voz das mulheres e o renascimento do parto.

A mulher entrou em trabalho de parto? Começou a sentir contrações? Quando entramos em trabalho de parto ativo, sentimos muito a região lombar. É como se viesse uma sensação forte e aguda bem no centro da lombar e resvalasse. Essa sensação ocorre por um hormônio maravilhoso chamado ocitocina. A mulher fica "bêbada" por conta desse hormônio. Quanto mais a contração fica forte, mais a mulher fica em outra dimensão. Entenda uma coisa: parto é algo instintivo. Não é um momento para a finese da mulher ou boa educação, ou de racionalidades. É um momento de transe, onde ela estará mergulhada em si mesma e no bebê. Ela precisa relaxar. Sentir a contração e relaxar, quanto mais relaxar, quanto mais sentir a contração e deixar ela passar, mais rápido o útero dilata, mais rápido o trabalho de parto. E acredite tem vários métodos naturais para ajudar a amenizar muito a sensação da contração.

A sua função querido papai será o de apoiar essa mulher. Você deve primeiro ser extremamente carinhoso, falar baixo. Oferecer massagens - caso ela deseje. Segurar na mão. Dizer que ama. Algumas posições ajudam a relaxar na hora da contração e você pode servir de apoio. Olhe o quadro abaixo.



Observe bem essa mulher, observe bem a transformação do corpo, observe e contemple a natureza agindo. Se observe, entre em contato com seus sentimentos, sinta todo aquele momento, traga seu bebê ao mundo, respire, inspire, se emocione. Acompanhe essa mulher, se acompanhe, traga essa criança ao mundo. Nasça, renasça, não se poupe de nenhuma emoção, deixe o papai surgir. Sinta esse pai com todas as forças. Será lindo e tudo dará certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário