sábado, 3 de maio de 2014

Documentário - Com Licença - Sobre a Licença Maternidade

O documentário Com Licença, com direção de Bia Siqueira, trata da problemática das mães que devem retornar ao trabalho após quatro ou seis meses de licença maternidade. Vários olhares por diferentes profissionais são lançados para discutir a questão Maternidade e Carreira. É um filme sobre você mamãe e sobre você papai. É uma temática urgente!

Algumas palavras de Bia Siqueira pelo impulso em realizar esse projeto: "Muito antes da minha primeira filha nascer, talvez meu instinto me fizesse prestar bastante atenção às mulheres que tinham filhos ao meu redor. Via muitas delas se dedicando desenfreadamente ao trabalho, se desdobrando em mil pra atender a todas as demandas: chegar a tempo no trabalho, gerenciar o dia a dia do filho à distância, produzir, levar ao médico, e ainda, ser mulher de vez em quando. Sempre procurei evitar o julgamento. Eu só olhava e pensava: “algo me parece muito desequilibrado... Quando chegar a minha hora quero ter, pelo menos, opções.” De lá pra cá, fui guinando minha vida profissional pra alguma coisa que pudesse me dar mais flexibilidade. Sei que muitas mulheres não têm essa opção. Natural... O ser humano se torna muito mais sensível a qualquer assunto depois de o viver na pele. E é justamente a gravidez e o nascimento do filho que faz muitas mulheres repensarem tudo, rever prioridades e visões de mundo. Decidi transformar aquele meu primeiro sentimento lá de trás, em algo maior, algo que pudesse realmente fazer as pessoas pensarem e refletirem, e com isso fazer dessa uma discussão social em larga escala. Em prol delas, em prol dos filhos, e em prol daquela tal sociedade a que me referi anteriormente: sociedade como quebra-cabeça completo. Não, esse não é um problema apenas de quem quer ter filhos. "

Assim como Bia, muitos e muitas de nós ficamos desamparados em nossos desejos de dedicação a família para darmos conta de colocar "comida na mesa" e nos realizarmos profissionalmente, será que precisamos realmente dessa vida desenfreada? Será que precisamos viver dessa forma?

Quando vi o trailler pela primeira vez (e pela segunda) me emocionei muito. Deixo para vocês verem também e se emocionarem.





Porém para finalizar o filme estão necessitando da nossa ajuda. Você pode contribuir com quantias que vão de 30 reais a outros valores. Quantias menores são bem vindas também. Com o que está escrito no site da benfeitoria:

Por que Crowdfunding?  

Hoje estamos há 2 anos construindo essa história, dedicando de graça o nosso tempo e o de todos os envolvidos para chegar até aqui. Quando decidimos incentivar o projeto pela Lei Rouanet, já havíamos realizado diversas entrevistas por nossa conta e custo. O projeto foi aprovado, e de lá pra cá nos reunimos com diversas empresas para captação de patrocínio, uma estrada quase sempre lenta e muito difícil. Por acreditarmos que esse é um projeto coletivo, que diz respeito a cada um de nós, optamos por arrecadar o montante que falta para finalizar as filmagens via financiamento coletivo. Via todos nós. E muito além disso, como forma de te convidar a fazer parte desse coro, para juntos mostrarmos para empresas e governo que essa é uma discussão que se faz urgente. O tempo do futuro é agora. E esse futuro será tão bom quanto as nossas possibilidades de deixar filhos melhores para o mundo

Se você quiser ajudar ou conhecer melhor o projeto clique aqui.

Nós merecemos esse documentário!



Nenhum comentário:

Postar um comentário